Norte de Minas: LCP denuncia atuação de PMs em bandos paramilitares do latifúndio

LCP alega que PMs atuam em bando paramilitar do latifúndio em Minas Gerais. Foto: LCP

Em panfleto divulgado, a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Norte de Minas e Sul da Bahia denuncia que a Polícia Militar (PM) de Verdelândia, no Norte de Minas Gerais, está atuando dentro de bandos paramilitares a serviço do latifúndio local. Segundo a LCP, a PM não apenas permite as milícias de andarem livremente, à luz do dia, com armas de grosso calibre e ameaçando a população, como também faz a segurança privada do bando.

A LCP afirma que os policiais estão agindo em conjunto com a também pistoleira e latifundiária Silvana, vulgo Lôra, e outros. O movimento afirma que as ações criminosas dos policiais relembram os tempos do regime militar, época de grandes lutas camponesas no Norte de Minas, destacadamente a Heroica Resistência de Cachoeirinha, que enfrentou dura repressão do Coronel Georgino, que perseguiu, prendeu, torturou e matou camponeses pobres para expulsar centenas de posseiros de suas terras.

De acordo com a LCP, também análogo ao regime militar é o impedimento de reunião ou de ir e vir que vêm sofrendo os camponeses. No panfleto, o movimento afirma que basta “a menor movimentação da LCP e das comunidades camponesas, exercendo seu direito constitucional de reunião, [para que os pistoleiros e policiais] imediatamente acionem seus capachos para fazer segurança privada, cometendo descaradamente seus crimes de terror contra a população, que se tornam reféns das ameaças e desmandos da PM e bandos de pistoleiros”.

A LCP relata que o grande medo do latifúndio local é a denúncia que tem feito os camponeses de que as terras da Fazenda Guanabara 2 são todas irregulares, griladas, e que deveriam ser do povo. A LCP afirma que nenhum terror do latifúndio irá frear esse justo desejo das massas camponesas do Norte de Minas, e que os latifundiários “não terão paz, enquanto as terras roubadas dos camponeses pobres não retornarem aos verdadeiros donos e o sofrimento causado e sangue derramado não for vingado!”.


11/04/2023

A Nova Democracia